Abram alas para Chiquinha...


Eu não entendo a vida sem harmonia, disse Chiquinha Gonzaga. Como não admirar incondicionalmente esta mulher? 

Francisca Edwiges Neves, a Chiquinha Gonzaga, nasceu no Rio de Janeiro, em 1847. Filha de uma família ilustre do Império, Chiquinha casou-se, aos treze anos, com Jacinto Ribeiro do Amaral, um oficial da Marinha Mercante. O casamento durou o tempo de transformar Chiquinha em mãe de cinco filhos. Infeliz no casamento, ela sentiu necessidade de se libertar da reclusão doméstica em que vivia. Porém, naquela época, uma mulher que abandonasse o marido tornava-se responsável por uma "vergonha" que devia enfrentar sozinha. Depois de mais uma experiência amorosa frustrante, Chiquinha Gonzaga compreendeu sua falta de vocação para o casamento. Passou, então, a viver como mulher independente, situação em que pôde revelar sua verdadeira personalidade. Trabalhou como professora de piano e obteve grande sucesso, tornando-se também compositora de polcas, valsas, tangos e cançonetas. Ao mesmo tempo, juntou-se a um grupo de músicos de choro, com quem tocava em festas. Foi a necessidade de adaptar o som de seu piano ao gosto popular que lhe valeu a glória de se tornar a primeira compositora popular do país. Chiquinha compôs as músicas de 77 peças teatrais, tornando-se responsável por cerca de 2000 composições.  Chiquinha Gonzaga viveu até 28 de fevereiro de 1935, e faleceu às vésperas do carnaval, festa que ela tanto amava. (Fonte: e-biografias - texto adaptado)

Além de escutar as músicas abaixo, vale a pena também acessar o site A Cor da Cultura e assistir ao vídeo fantástico  de aproximadamente 2 minutos, com interpretação de Iléa Ferraz no papel de Chiquinha!






Quinteto Armorial

Formado em Recife em 1970, o Quinteto Armorial foi o mais importante grupo a criar uma música de câmara erudita brasileira de raízes populares. Ligado ao Movimento Armorial de Ariano Suassuna, o projeto propunha um diálogo entre o cancioneiro folclórico medieval e as práticas criativas e interpretativas nordestinas. Fortíssima presença árabe!!! Posteriormente, um dos integrantes do grupo, o catalão Luis Soler, publicou o livro "Origens Árabes no Folclore do Sertão Brasileiro". Simplesmente fantástico!











Pete, os piratas e os gatos! ^^

Preciso muito deixar registrado este clipe aqui no blog... é simplesmente apaixonante! A banda Pete and the Pirates é super legal. Eu particularmente adoro outras músicas deles. Mas é que este clipe é especial! S2!!!!!





Dejame Vivir

Faz um tempinho que eu não posto nada aflamencado por aqui....
Essa música está na minha cabeça desde ontem....
Letra linda! Como não amar?

Y volver a ser yo mismo
Y que tú vuelvas a ser tú
Libre
Libre como el aire

Déjame vivir
Libre
Pero a mi manera
Y volver a respirar
De ese aire
Que me vuelve a la vida
Pero a mi manera.


Dia Mundial do Rock

13 de julho ~ Dia Mundial do Rock, que é parte da minha vida!
Um amor que me acompanha desde a infância e que não envelhece nunca! \,,/


The Kitten Covers

My Valentine

Sem palavras! É simplesmente tocante! S2 
Paul McCartney interpretando My Valentine com participação de Natalie Portman e Johnny Depp no clipe.
Obrigada às minhas queridas alunas Pat Vieira e Marlei Espirito Santo por terem compartilhado esta preciosidade em seus murais no face! :))

 

Psychedelic Judaism

Alguém me explica que estilo musical é este chamado Judaísmo Psicodélico?  =D

Adorei a música, mas não entendi muito bem qual é disso aqui! A banda se chama PAPA. Fica a dica para quem quiser procurar mais!

 

Metade do ano

Playlist para celebrar metade do ano que já se foi... ai, como o tempo voa!!! Enquanto corro atrás de tanta coisa atrasada, um pouco de música para suavizar dias confusos, porém importantes! :))


Radio Pat jul by Patricia on Grooveshark

Mr. Gnome

O que falar sobre Mr. Gnome? Eu sei praticamente nada.... mas uma coisa eu não tenho dúvidas. A música é maravilhosa. Presença constante por aqui. Simplesmente adoro!








Rome

Que a semana seja inspiradora e repleta de realizações.... preciso muito disso! :))

Sobre o grupo postado aqui hoje, Rome, vale a pena replicar a definição da Last.fm: "A banda mistura um excelente artesanato composicional, arranjos incomuns e fina e elegante poesia com uma monstruosa e intimista atmosfera musical que combina cânticos, dark ambient, apocalyptic folk, pop, acoustic rock, martial industrial, cold wave – mas sem se prender aos rótulos, sendo vanguardistas a cada trabalho."


 





LinkWithin

Related Posts with Thumbnails