Pedro Iturralde y Paco de Lucía...ou, ¡Anda Jaleo! para escutar 10 vezes seguidas!

Hoje é o dia internacional do Jazz. Confesso que este está longe de ser o estilo musical que mais costumo ouvir, mas quando encontro fusões como esta meu coração palpita!

Descrição do vídeo no youtube (como não se encantar?)

En España, en los años 60, se comenzó a experimentar con la mezcla entre jazz y flamenco de la mano de Pedro Iturralde. Un saxofonista de jazz que se familiarizó con el flamenco escuchando en la radio al guitarrista pamplonés Sabicas. Lo que empezó como una primera experimentación, terminó por concretarse años depués en Berlín, cuando Joachim E. Berendt convocó a Pedro Iturralde junco con un jovencísimo Paco de Lucía grabando en julio de 1967 el disco Jazz Flamenco, en el que por primera vez aparece esta fusión en España.


Aproveitei a tarde de sábado para ler, descansar e ouvir música. Semana que vem começam os ensaios e a correria toma conta até final de junho. Embora seja uma época cansativa, esta é das que mais adoro ao longo do ano: estar no trabalho dos sonhos de segunda a segunda é um privilégio e, por isso, agradeço todos os dias! Além disso, Brasília fica linda, ou melhor, maravilhosa! As chuvas cessam, as noites de céu azul são perfeitas, tudo é um encanto.



Em tempos de tensão na nossa política, nervos à flor da pele e gente perdendo a calma, um pouco de natureza, ar puro e fones de ouvido com música boa sintonizada fazem um bem danado!

Que o mês de maio traga coisas boas e motivos para celebrar! Ou que, ao menos, a música reaproxime aqueles que se gostam, mas que estão deixando certas diferenças gritarem (bem) mais alto. 

Como bem escreveu o mexicano Octavio Paz, "a vida é pluralidade".




O ideal é sempre um horizonte

O ideal é sempre um horizonte...


Senhora com um buquê de rosas - Lady with Bouquet of Roses 
Vincenzo Irolli


Esta é uma das frases lindas e inspiradoras que aparecem neste vídeo promocional do Museu do Prado, em Madri (a pintura de Irolli, que aparece no início do post, não está no Prado rsrsrs).

Em uma semana em que os dias estão custando a passar, optei por desconectar-me dos portais de informação e desisti de ler parte considerável do meu feed de notícias nas redes sociais. Bafafá, piadas de péssimo gosto, gente perdendo o respeito por toda e qualquer pessoa que tenha um pensamento diferente do seu... enfim, intolerância e tensão por todo canto (até entre as pessoas que se dizem super de boas).

Que cenário preocupante este que se desenha à nossa frente, qualquer que seja o resultado do próximo domingo! Confesso que estou muito cansada e muito entristecida com tanta falta de perspectiva.

Que a arte ao menos possa nos transpor, ainda que temporariamente, para outros mundos e outras épocas...


 


E Jordi Savall para completar a viagem!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails