Sim, junho chegou!




Junho abre a porta
para que a tarde entre
com sua longa sombra
e o inverno se anuncie
como se para sempre
~ Luiz de Miranda


 

Nashaz, Escher e Jung... maio chegando ao fim

"Cada vida é um desencadeamento psíquico que não se pode dominar a não ser parcialmente. Por conseguinte, é muito dificil estabelecer um julgamento definitivo sobre si mesmo ou sobre a própria vida. Caso contrário, conheceríamos tudo sobre o assunto, o que é totalmente impossível. Em última análise: nunca se sabe como as coisas acontecem. A história de uma vida começa num dado lugar, num ponto qualquer de que se guardou a lembrança e já, então, tudo era extremamente complicado. O que se tornará essa vida, ninguém sabe. Por isso a história é sem começo e o fim é apenas aproximadamente indicado." Jung, Carl Gustav - Memórias, Sonhos e Reflexões

M.C. Escher

    

Partido-alto

 

Samba do partido-alto, partido-alto ou simplesmente partido, é um estilo de samba, surgido no início do século XX dentro do processo de modernização do samba urbano do Rio de Janeiro. Tem suas origens nas umbigadas africanas e é a forma de samba que mais se aproxima da origem do batuque angolano, do Congo e regiões próximas. Apesar de ser um dos subgêneros de samba mais tradicionais, não existe um consenso entre praticantes e estudiosos, menos ou mais eruditos, para definir o que seria essa derivação do samba, muito também pelas mudanças pelo qual ele passou de sua origem até os dias atuais. (Wikipédia)

 





Sete Cabeças, Zé Ramalho e Mitologia Grega

Hoje descobri um site muito interessante com explicações para expressões que normalmente utilizamos e muitas vezes desconhecemos como surgiram. Sobre o famoso bicho de sete cabeças, a que costumamos nos referir quando a situação está complicada, diz o site que o termo é usado quando estamos diante de uma grande dificuldade, em regra, imaginária. 

A sua origem está na mitologia grega, mais precisamente na história da Hidra de Lerna. Diz a lenda que a hidra era um monstro de sete cabeças que, ao serem cortadas, renasciam. Matar este animal foi uma das doze proezas realizadas por Hércules. A expressão ficou popularmente conhecida, no entanto, por representar a atitude exagerada de alguém que, diante de uma dificuldade, coloca limites à realização da tarefa, até mesmo por falta de disposição para enfrentá-la. 



Curiosamente, estava escutando Zé Ramalho na hora em que encontrei este site. Não teve como não me lembrar dessa versão - na minha opinião, a mais linda de todas - para este clássico. :) 

 Ah, o site é esse aqui.

Misturinha boa


Após dez dias sem publicar nada... uma playlist com 10 musiquinhas que rolaram por aqui essa semana. Música árabe com um toque de guitarra flamenca. Misturinha boa para quem gosta dessas fusões. :) 

 Há sempre uma razão, embora não haja nenhuma explicação. 
~ Adélia Prado

Nights from The Alhambra


Música para sonhar....


Imaginem que emoção indescritível poder assistir Loreena Mckennitt ao vivo na Alhambra!

 

Porque a vida é como uma luz que nunca se apaga

Essa música é tão tão perfeita que eu me apaixono por cada cover que descubro. Este é um dos que merecem ser compartilhados. Voltando ao clássico do saudoso grupo The Smiths, quem não sente uma nostalgia imensa ao escutar "There is a light that never goes out"? 

Perfeito para fechar esta semana, que não foi nada fácil. Aliás, que ano de aprendizado, não é mesmo? Nada de reclamar... mas sim tentar tirar o melhor proveito dele, por mais que às vezes as situações pareçam difíceis. Estive vendo um pouco do trabalho do fotógrafo francês Robert Doisneau e as imagens me fizeram pensar em tanta coisa... é um daqueles casos em que a sociedade nos é apresentada por meio de todas as suas facetas: divertida, romântica, inspiradora, duvidosa, perversa, esperançosa e por aí vai... fiquei imaginando qual seria a reação do fotógrafo ao ver coisas duras, como, por exemplo, algumas fotos de animais maltratados, e ainda assim ter firmeza para registrar aquilo tudo. Por outro lado, é maravilhoso pensar que ele foi capaz de capturar uma imagem clássica - assim como a música deste post - que se tornou cartão postal da capital francesa. Quer saber qual foto? Clique no link abaixo para descobrir. :)


  

As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua ~ Robert Doisneau (fotógrafo) 

Para ver outras fotos feitas por Doisneau, clique em
http://www.vintag.es/2012/04/fun-awesome-streetlife-photographs-by.html


Inténtalo Encontrar

Suavemente Maio se insinua 
Por entre os véus de Abril, o mês cruel 
E lava o ar de anil, alegra a rua 
Alumbra os astros e aproxima o céu. 
~ Vinicius de Moraes


Sim, finalmente chegou o mês de maio! Ou, em outras palavras, adeus, abril! Até o ano que vem! :)

Esta semana eu emprestei o CD da Yasmin Levy para uma querida amiga e ela, assim como eu, também se encantou com a voz e o lamento dessa talentosa cantora israelense, que bebe diretamente em fontes andaluzas para gravar boa parte de suas canções. Esta música é uma das que eu mais gosto. Abaixo da versão gravada por Yasmin está a original, interpretada pela autora da letra Mayte Martín. Como não amar?

 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails