Hoje descobri um site muito interessante com explicações para expressões que normalmente utilizamos e muitas vezes desconhecemos como surgiram. Sobre o famoso bicho de sete cabeças, a que costumamos nos referir quando a situação está complicada, diz o site que o termo é usado quando estamos diante de uma grande dificuldade, em regra, imaginária.
A sua origem está na mitologia grega, mais precisamente na história da Hidra de Lerna. Diz a lenda que a hidra era um monstro de sete cabeças que, ao serem cortadas, renasciam. Matar este animal foi uma das doze proezas realizadas por Hércules. A expressão ficou popularmente conhecida, no entanto, por representar a atitude exagerada de alguém que, diante de uma dificuldade, coloca limites à realização da tarefa, até mesmo por falta de disposição para enfrentá-la.
Curiosamente, estava escutando Zé Ramalho na hora em que encontrei este site. Não teve como não me lembrar dessa versão - na minha opinião, a mais linda de todas - para este clássico. :)