Fel Shara

Existe uma enorme polêmica em torno da origem desta música, conhecida por muitos como Fel Shara. Trata-se, para alguns, de uma música judaica, mais especificamente Sefaradi (ou Sefardí), ou seja, data da época em que os judeus estiveram na Espanha (tipo de música que, por sinal, eu amo!).
No entanto, esta versão não é unânime. Há quem defenda que seu berço seja a região dos Balcãs e ponto final (veja o trailer do filme abaixo). Mas eu já vi também uma versão em um CD da Putumayo de músicas ciganas e na contra capa se atribuía como país de origem a Grécia. O fato é que não se sabe ao certo de onde ela saiu, mas isso não faz com que Fel Shara deixe de ser amada e interpretada por muitos.
Aí vão algumas versões - todas lindas!, para esta música fantástica que nos faz viajar em nossos pensamentos! :-)

Esta primeira versão é interpretada por um grupo italiano chamado Klezroym (minha mais recente descoberta), cuja proposta musical é um som mediterrâneo, que combina os estilos árabe, hebraico e italiano. Escutei pela primeira vez em um CD da Putumayo chamado A Jewish Odyssey. É simplesmente perfeita!!



Esta outra é mais aflamencada, ficou bem legal tb!



Esta é a tal versão grega, interpretada por Giorgos Koros. Simplesmente maravilhosa!



Por fim, vale a pena destacar que a discussão em torno da música pode alcançar proporções mais graves, como mostrado neste documentário, bastante interessante, chamado Whose Is this Song. Estou louca para assisti-lo, pois pelas cenas que eu pude ver no youtube, ele mostra bem a que ponto pode chegar o preconceito com alguns povos, especialmente os ciganos!

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails