Fortuna

Muitos já ouviram alguma coisa dela, mas tem gente que nem sabe que ela é brasileira! Fortuna é uma cantora e compositora de origem judaica, que dedica-se há pesquisa do cancioneiro sefaradita desde 1992.

Sua carreira inclui 7 CDs e 2 DVDs gravados. Além disso, Fortuna realizou, nos últimos anos, dois trabalhos belíssimos: um com os Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento (SP) e o outro com o Coro do Guri, composto de crianças e adolescentes de várias regiões da cidade - sob direção artística de Iacov Hillel.


Quem me conhece sabe que eu tenho quase todos os CDs dela (infelizmente, nunca consegui comprar um DVD!), mas meus prediletos são os primeiros - destaque para "La Prima Vez" e "Mazal", onde ela recupera, de forma maravilhosa, muitas músicas do chamado cancioneiro ladino - idioma dos judeus sefaraditas (que viveram na Península Ibérica entre os séculos XI e XV).


Na Last.fm dá para escutar várias de suas músicas, bem como de artistas parecidos, na Rádio Fortuna. No entanto, para ouvir é preciso criar um login. Vale a pena, viu?

Ah, e no site da Fortuna é possível comprar os CDs para download! http://fortuna.uol.com.br/downloads.htm
Aqui no Yahoo tb! E ainda dá para escutar os pedacinhos das músicas!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails