Kyrie Eleison

Adoro escutar Stellamara. Voz perfeita, arranjos inigualáveis... esta música em especial ficou na minha cabeça hoje. Talvez pelo domingo nublado, a preguiça provocada pela gripe ou a vontade de assistir a um filme de época... resolvi pesquisar sobre o significado do canto e eis que descubro uma coisa curiosa....





Via Wikipédia

Kyrie Eleison (em grego: Κύριε ελέησον, transl. Kýrie eléison, "Senhor, tende piedade") é uma oração da liturgia cristã. Existem expressões similares em alguns salmos, e nos Evangelhos, mas o testemunho mais antigo de seu uso litúrgico remonta ao século IV, entre a comunidade cristã de Jerusalém, e, no século V, na missa do rito romano, como prece litânica e resposta a determinadas invocações.

É originário do salmo penitencial 51 (50 na versão LXX), usado como começo de uma antiga oração cristã repetida nas liturgias de denominações católicas, luteranas, ortodoxas e anglicanas. Κύριε ἐλέησον, Χριστὲ ἐλέησον, Κύριε ἐλέησον. Kyrie eleison; Christe eleison; Kyrie eleison. "Senhor, tende piedade (de nós); Cristo, tende piedade (de nós); Senhor, tende piedade (de nós)".

No rito bizantino, em grego, a aclamação Kyrie eleison é cantada diversas vezes, pelos fiéis, em resposta às orações do celebrante (ektenia).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails