René Ferrer

René Ferrer é um cubano que canta, compõe, toca violão e percussão. Não bastasse isso tudo, ele também é sobrinho de outro músico também cubano, o lendário Ibrahim Ferrer (lembram dele em Buena Vista Social Club?). O conheci pela Putumayo - mais especificamente em um CD cujo título é "Café Cubano", mas o rapaz, de 35 anos, já andou passando por aqui e até gravou algumas coisas com artistas brasileiros. Como eu fiquei encantada pela música "Como a Cada Mañana", resolvi procurar o vídeo na internet - e não é que encontrei? Aí vai, para encerrar com chave de ouro um final de semana repleto de comemorações! =)


Tu Vuo' Fa' L'Americano

Adoro todas as versões para esta música, mas em nenhum outro vídeo as pessoas se divertem tanto quanto esses aqui! E a vontade de dançar também? rsrsrs

Midnight Oil

The Dead Heart foi nada mais nada menos do que a música responsável por eu ter me apaixonado pela banda Midnight Oil há muitos anos atrás.... O engajamento dos caras em prol do meio ambiente me encantou mais ainda. Quando eu soube que o cantor, Peter Garrett, era vegetariano então.... rsrsrs
Brincadeiras à parte, essa banda australiana é simplesmente tudo de bom mesmo! Pena que acabou, né?
Ah, uma curiosidade: em 2007, Garrett, também conhecido por "Gigante Verde" (por causa dos seus quase 2 metros de altura), se tornou ministro do Meio Ambiente, do Patrimônio e das Artes na Austrália.
Aí vai uma musiquinha deles, para matar saudades... pena que eu não consegui o clipe da música mencionada anteriormente - é, na minha opinião, a melhor!



via videosift.com

Ridan

Ridan é um cantor francês de origem argelina que tem feito sucesso pelas bandas de lá... Eu o conheci por acaso - mudando o canal, passei sem querer pela TV5 e lá estava esse clipe, que eu adorei! Daí em diante foi só começar a pesquisar pela internet para me encantar com pelo rapaz, que já possui 3 CDs recheados de músicas que tratam basicamente sobre racismo, imigração, a vida dos jovens na periferia... enfim: problemas tipicamente (porém, não exclusivamente) franceses hoje em dia.
Ah, só como curiosidade, o nome da figura é, na verdade, Nadir (Ridan de trás para frente).
Para conhecer um pouco mais, aí vai o vídeo da música "Passe à ton Voisin", bem como o link para o
site oficial.



Gang 90 & Absurdettes

Gente, o passado bateu à porta durante este final de semana! hehehehe
Adoro essa música, adoro Gang 90! Me traz tantas lembranças dos meus 9, 10 anos... mas, por outros motivos me lembra também os 18, 19 anos, igualmente ótimas recordações!
Essa música é tudo de bom, ainda que o clipe seja péssimo! Mas vamos dar um desconto, qual clipe deu certo nos anos 1980?
Prometo que a partir de segunda-feira eu volto para essa década! =)


Adoniran Barbosa

Adoniran Barbosa dispensa apresentações! Eu sou fã desde sempre - simplesmente adoro as letras, a temática das músicas... Enfim, passeando pelo youtube, encontrei dois vídeos excelentes que valem a pena ser vistos por quem admira esse compositor que é cantado até hoje por tanta gente! Um dos vídeos é trecho de um especial da Elis Regina em 1979, em que a cantora e o sambista passeiam pelo bairro do Bexiga. Confesso que a versão cantada por Elis não me empolga muito, mas as imagens filmadas para o programa são de emocionar qualquer um!











Trens

Se existe uma coisa que eu adoro é trem. Pena que em Brasília esse meio de transporte não seja uma opção para nossas viagens (para minha tristeza, pois eu não sou nem um pouco fã de aviões! hehehe). De qualquer forma, existem três vídeos que se passam dentro (e fora) de trens que eu adoro! Os dois primeiros, mais antigos, são versões diferentes de um clássico do grupo alemão Kraftwerk - "Trans Europe Express". Por serem do final da década de 1970, as imagens não são lá essas coisas, mas ainda assim, os clipes são sensacionais! Já o terceiro, é o vídeo da música "Star Guitar", do grupo Chemical Brothers, que contou com a direção do cineasta francês Michel Gondry - perfeito!
Ah, só como curiosidade, outro grupo de música eletrônica também tem uma gravação que lembra muito a do Kraftwerk. O "Our Man From Odessa", mais conhecido como O.M.F.O, tem uma música chamada Trans Balkan Express que é muuuuito boa também!






Kasabian

Como hoje o dia está super corrido, só vou ter tempo de postar um clipe.... adoro essa música da banda inglesa Kasabian! Só uma curiosidade: este mês, o grupo inteiro precisou ficar de quarentena em um hotel australiano em razão do vocalista ter sido contaminado com a tão famosa gripe A após uma apresentação no Japão! Afe!!!

The Commitments

Esse, sem dúvida, foi um dos melhores filmes musicais que eu assisti na minha juventude. Eu simplesmente não me canso desse filme, dirigido por Alan Parker e lançado em 1991. The Commitments (no Brasil, também com o título de "Loucos pela Fama") conta a história de 9 jovens em Dublin que tentam montar um grupo de soul music e acabam mergulhados em intrigas e disputas internas. É sensacional e as músicas são perfeitas! Vale a pena assistir! Destaque para o trecho em que o idealizador da banda começa a selecionar as pessoas para integrarem o grupo. É hilário!

Aí vai o trailer oficial do filme e, em seguida, um clipe de uma das músicas.



Nouvelle Vague

Além de ser o nome dado ao movimento artístico do cinema francês da década de 1960, Nouvelle Vague também é uma banda francesa que propõe arranjos no melhor estilo "bossa nova moderna" a diversas músicas "new wave" dos anos 80. Enfim, uma mistura, no mínimo interessante!

Eu adoro e as regravações que eu mais gosto são "Dancing with myself" (Billy Idol), "I melt with you" (Modern English) e "The guns of Brixton" (The Clash).

Procurando por algum clipe da banda no youtube, encontrei uma coisa curiosa. Uma figurinha pegou um trecho do filme "Bande à part", de Jean-Luc Godard (1964), e fez um vídeo com a música "Dance with me" (original da banda Lords of New Church) gravada pela Nouvelle Vague. E não é que deu certo? rsrsrs



Aí vai o vídeo!



Agora a música original....






E, por fim, o trecho do filme do Godard!


Woodstock 40 anos

Seria impossível deixar de celebrar os 40 anos de Woodstock neste final de semana, não acham?
No entanto, para fugir um pouco das imagens clássicas do festival (Jimi Hendrix, Santana, The Who, Janis Joplin e Joe Cocker - os artistas mais comentados nos documentários sobre o evento), achei melhor postar sobre outra banda sensacional que fez os hippies dançarem ao som de uma mistura de funk, soul e alguma coisa de rock: Sly & the Family Stone.
Eles também carregam o mérito de terem sido pioneiros ao formar uma banda "multicultural" naquela época: homens e mulheres - negros e brancos, juntos pela música.

Ida Maria


Ida Maria é uma norueguesa de 25 anos que anda com a bola toda. A moça canta, toca guitarra e faz um som muuuuuito bom - que paira entre o rock e por que não dizer, o pop!

Aí vai um clipe, mas vale a pena procurar por outros, pois há vários disponíveis por aí!

Ah, é possível acessar o perfil de Ida Maria no
MySpace também!


The Verve

Adoro essa música! A primeira vez que a escutei eu estava de férias na Espanha (1998) assistindo alguma coisa pela TV (provavelmente um jogo da Copa do Mundo na França) quando passou um comercial da Peugeot com "Bitter Sweet Symphony" ao fundo. Fiquei encantada! Tempos depois veio a polêmica em torno dessa canção. Apesar da letra ter sido escrita pelos ingleses da banda The Verve (aliás, o clipe aí embaixo é deles), os rapazes foram acusados de terem se apropriado de um "sample" da versão da Andrew Oldham Orchestra para a música "The Last" dos Rolling Stones. Resultado: Mick Jagger e Keith Richards se deram bem e ficaram com direito aos royalties referentes ao uso e execução da música.

Howlin' Wolf

Finalmente consegui assistir ao filme Cadillac Records - uma crônica sobre o nascimento da gravadora Chess Records, que ficou conhecida por ter lançado nomes como Little Walter, Willie Dixon, Howlin' Wolf, Etta James e Muddy Waters, entre outros, durante as décadas de 1950 e 1960, em Chicago.
Adorei tudo no filme: o enredo, os atores, as músicas.... E recomendo, especialmente para quem gosta de Blues, R&B, Soul e Rock. Vale muito a pena!
Para concluir o post, aí vai uma gravação original de um dos artistas homenageados no filme: Howlin' Wolf.

BEASTIE BOYS

Acabei de ler uma notícia sobre um problema de saúde que Adam Yauch, vocalista dos Beastie Boys, está enfrentando e gostaria de deixar aqui minha torcida para que ele melhore logo e a banda retome o quanto antes seus projetos!

Para quem não sabe, Adam Yauch é o membro do Beastie Boys mais envolvido com a causa do Tibete. Em 1996, a banda organizou o primeiro Tibetan Freedom Concert e todo esse ativismo levou o cantor a abraçar o budismo como religião.

O clipe da música Sabotage é, na minha opinião, um dos melhores dos Beastie Boys! Aí vai...

Amparanoia

Amparanoia é uma banda criada pela cantora e violonista espanhola Amparo Sánchez. Aliás, esse nome é uma combinação entre as primeiras letras de seu nome com a palavra paranóia. O grupo foi formado em 1996 e conta com uma mistura que inclui música espanhola, balcã e cigana com rock, funk, blues, soul, jazz latino, rumba, cumbia, ska e ritmos cubanos e eletrônicos. Enfim, de tudo um pouco! ´
Essa música do clipe postado aqui no blog é bem light, super gostosa de escutar. Mas de modo geral eles são bem mais animados (foi falta de vídeo no youtube mesmo! rsrsrs).

Chill Out

Essa combinação "John Lee Hooker + (Carlos) Santana" foi simplesmente fantástica. A música já tem alguns bons anos, mas nunca me canso de escutá-la. A propósito, o CD inteiro, que tem o mesmo nome dessa faixa, é maravilhoso, viu? Recomendo!


Heat Wave

Para começar bem o dia nada melhor do que um pouco de Motown!!!
Amo essa música, seja qual for a versão feita para ela! Mas essa com a Martha & The Vandellas é sensacional!

Whenever I'm with him
Something inside
Starts to burning
And Im filled with desire,
Could it be the devil in me?
Or is this the way loves supposed to be?
Its like a heat wave

Its burning in my heart
I cant keep form burning
Its tearing me apart...


Dead Can Dance

Dead Can Dance é uma banda de música alternativa formada em 1981. Seus membros são australianos e a banda, apesar de ter acabado oficialmente em 1988, voltou a se reunir por um pequeno período em 2005. Eu gosto muito da música que eles fazem, mas tenho que admitir que algumas delas são meio assustadoras pro meu gosto. Há alguns anos comprei o cd "A Passage in Time", que é uma compilação de antigos trabalhos gravados e só o escutei inteiro por umas 3 ou 4 vezes, pois é beeeeem denso. De qualquer forma, vale a pena escutar porque eles fazem uma mistura super interessante e criativa (a versão feita para o clássico da música medieval Saltarello é perfeita!). A frase que eu li na last.fm uma vez é perfeita: "Colheram e reiventaram influências da folk, da pop, da música antiga e tradicional dos quatro cantos do mundo. Ao todo, oito discos atemporais".
A música Yulunga é uma das minhas favoritas, é simplesmente perfeita! Esse clipe é um daqueles que vem e vai do youtube. Como voltou, resolvi postá-lo porque é lindo!

Chico Science & Nação Zumbi

Passam-se os anos e eu não me canso de escutar Chico Science & Nação Zumbi. Pena que ele se foi cedo, né?
Hoje eu matei a saudade escutando algumas músicas deles no meu Ipod e me deu uma vontade de postar um clipe deles aqui...

DeVotchKa

DeVotchKa é um grupo americano formado por quatro multi-instrumentistas e um vocal que mistura Românico, Grego, Eslavo, e Bolero, de música com raízes de punk e folk. Na verdade, estou procurando o vídeo de outra músicas deles, mas como ainda não encontrei (nem sei se existe), deixo essa aqui (How it ends), que também é linda - destaque para o trecho de violino no final, maravilhoso!




No MySpace é possível escutar outras músicas da banda também.

Madness

A tirar pela longa data dessa banda, Madness talvez dispense comentários.... Depois de um dia inteiro trabalhando e escutando música, eis que surge Madness no meu iTunes. Definitivamente, eu adoooooro essa banda! Então, para brindar o final de semana, aí vai a música provavelmente mais conhecida deles: One Step Beyond

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails