Jan Delay

Klar é uma música do Jan Delay que eu simplesmente amo! Esse clipe vai e volta do youtube. Como ele voltou (sabe-se lá até quando), aproveito para postá-lo por aqui.

Quem é Jan Delay.....

Jan Philipp Eissfeldt é conhecido na Alemanha como Jan Delay. Mas também como Eizi Eiz, DJ Flashdance, DJ Mixwell, Delay Lama e Sir Dance-a-Lot, entre vários outros codinomes que condizem com suas variadas influências.

Em 1986, enquanto artistas como Nina Hagen, Nena e Rio Reiser descobriam como era bom compor na própria língua, sua mãe, recém-chegada de uma viagem a Nova York, lhe falou pela primeira vez de um novo estilo musical chamado rap. Foi assim que o pequeno Jan descobriu Run DMC e Public Enemy, e, aos 13 anos, criou com um colega um fanzine de rap.

Em 1992, assumiu a identidade de Eizi Eiz ao montar com amigos a banda Absolute Beginner, obcecados pela idéia de gravar rap em alemão – objetivo facilitado pela proximidade à cena de Hamburgo, reconhecida capital alemã do hiphop. O sucesso comercial só veio em 1998 com o terceiro álbum, Bambule.

Em 1999, Jan foi convidado por Herbert Grönemeyer, uma espécie de Bob Geldof alemão, a participar da coletânea POP 2000, para a qual contribuiu com uma inacreditável versão reggae de “Irgendwie, irgendwo, irgerndwann”, da Nena.

Desde então, todos se lembram dele. Aos poucos, Jan se estabeleceu como uma das figuras mais importantes e variadas do rap/reggae alemão e seu primeiro álbum solo convenceu crítica e público.

Inconfundível com sua voz monotônica e nasalada, escondido por trás de bonés e óculos escuros, Jan Delay mistura “a atitude do punk, o estilo do jazz, os graves do reggae e as batidas do rap”. Com seu recém-lançado segundo álbum solo, Mercedez Dance, ele agora experimenta com o funk – em alemão, claro.

No primeiro videoclipe do novo álbum, “Klar”: Jan e amigos se reúnem para uma festa numa casa vazia, em trajes de gala, chapéus e vestidos brilhantes em meio a móveis velhos, instrumentos de sopro, vocais de soul e clima de festa de swing. O detalhe é que a casa vai sendo demolida enquanto rola a festa.

2 comentários:

giovana disse...

Beeem legal!!!!! Não conhecia o trabalho do Jan. Sabe o que a música me lembrou um pouquinho? os bons tempos do Jamiroquai, mas com uma levada mais "animada" rsrsrsrs
O blog está super bem feito, com dicas ótimas, Pat. Parabéns!!!!!!!
Bjinhos

Patrícia disse...

É verdade, Gi! Tb lembrei um pouco do Jamiroquai. Fiquei super feliz em saber que vc gostou do blog! =)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails